terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Gestão Ambiental e Sustentabilidade

No VI seminário do curso de graduação em administração EAD pólo Irecê foi discutido pelo Dr. Cláudio Meira Professor do Campus XVI - Irecê: o desenvolvimento do país, o lixo mandado por outros paises para o Brasil e outros.
Os EUA e a China são responsáveis por 40% da poluição do planeta, sendo as indústrias a maior causa desta, já no Brasil o maior poluidor são as queimadas. Com isso os animais migram para as cidades em busca de alimentos por falta destes na natureza e os homens ficam doentes com mais freqüência pelo impacto ambiental.
O nosso consumismo provoca maior produção de lixo pelas indústrias. Cada pessoa consome por ano 880 sacolas plásticas, produzindo 1 kg de lixo por dia no Brasil, nos EUA são quase 3 kg de lixo por pessoa.
O grupo de trabalho 1 discutiu o Desenvolvimento econômico versus o Meio Ambiente – desenvolveram uma pesquisa na empresa Galvani em Irecê.
Galvani – grupo familiar brasileiro da década de 30 começou em São Paulo e expandiu para todo o país. Chegando à Bahia na década de 90 comercializando bebidas e transporte. Hoje trabalha com transportes e fertilizantes e emprega em Irecê 1000 funcionários diretos e 850 terceirizados, movimentando a economia da cidade.
O grupo de trabalho 2 discutiu o programa de revitalização da bacia do médio São Francisco: Discurso ambiental em projetos político – a pesquisa foi feita na fazenda Palmeira em Barra do Rio Grande onde já está acontecendo a revitalização do rio pelo exercito, a verba total para esta é de R$100 000 000,00.
Foi feita uma entrevista com o Bispo Dom Luis onde ele traz que a água deve ser primeiramente para o consumo da população e depois para a produção, traz a micro região de Irecê como exemplo onde a água de Miróros é utilizada primeiramente para a produção e depois para o consumo, causa pela qual sofrem com a escassez desta.
A revitalização é garantir a largura e a profundidade do rio para a navegação, a pesca, e outros.
O grupo de trabalho 3 discutiu a Gestão ambiental em madeireira de reflorestamento – a gestão ambiental é uma pratica muito recente. Há uma madeireira de reflorestamento em Seabra/Ba atendendo também as cidades de Lençóis e Palmeiras.
A produção de madeira de reflorestamento no Brasil em 2006 era de 10%, em 2009 de 50% e a estimativa para 2014 é de 100%.

Um comentário:

  1. Olá Tatiane!!

    É isso aí... Você conseguiu traduzir com clareza o que foi apresentado no Seminário de Administração.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir