segunda-feira, 16 de novembro de 2009

NÃO EXISTE UM TIPO CORRETO DE AVALIAÇÃO E SIM O MAIS ADEQUADO PARA DETERMINADO MOMENTO

Com base na música “Sapato 36” de Raul Seixas, em um curta do SEF/MEC produzido pela TV Escola “Avaliando a Avaliação” e no filme “Pro dia nascer feliz”, faço algumas reflexões sobre avaliação.
Existem varias formas de avaliar e ser avaliado, uma das funções, talvez a mais importante na sala de aula, é a de identificar as dificuldades do aluno e mostra-lo onde este obteve sucesso, e a escola mostrar onde esta precisa investir mais para superar as dificuldades dos alunos.
Pode funcionar também como uma sondagem inicial do conhecimento prévio do aluno, e tende a continuar todos os dias durante as aulas. O documentário traz varias realidades sociais de alunos do ensino fundamental ao médio: foi percebido em todos os momentos a avaliação entre educação e as políticas publicas na fala dos narradores, no estado de Pernambuco uma aluna talvez sem perceber acabou avaliando a forma como a professora avalia e ainda a importância daquele momento de estudo para sua vida. Na escola Duque de Caxias no Rio de Janeiro um aluno é avaliado e se auto-avalia, o conselho de classe o estuda no seu contexto social e mesmo não tendo alcançado a nota da média o passam de ano letivo, pois este foi um ano de desenvolvimento para o aluno, mesmo sem as notas boas, apesar da malandragem mostrada no documentário ele diz sonhar em ser policial militar, assim este é um incentivo para que ele melhore suas notas no próximo ano. Em uma escola publica de São Paulo é visto na fala da diretora o desenvolvimento da educação, mas na colocação de um aluno ele instiga que a educação no Brasil ainda não mudou muito. Uma professora se pronuncia avaliando “que falta algo e alguém que faça algo na educação”. No colégio particular Santa Cruz também em SP as alunas já mudam o foco, pois para elas o ensino esta ótimo, e o que é avaliado é a profissão, as diferenças sociais, os preconceitos, a política e a necessidade de muitas horas de estudo e dedicação a ele, a escola e a família pressiona para que isso aconteça, pois elas têm condições de estudo.
A finalidade da educação é melhorar a condição social do país assim, mudar os dados obtidos pelo MEC em que metade dos estudantes do ensino fundamental não sabem ler e escrever, mudar a forma antiga e tradicional de avaliação, chegar ao conhecimento respeitado.

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