quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Filme “Meu Pé Esquerdo”

No dia 07/02/2010 a turma do 4º semestre de Pedagogia da UNEB - Campus XVI – Irecê/BA assistiu ao filme “Meu Pé Esquerdo”, com enfoque especial na inclusão de portadores de deficiência na sociedade em geral, pois estes têm o direito de viver normalmente como as demais pessoas, fazendo as mesmas coisas, indo aos mesmos locais; a diferença faz com que os portadores de deficiência tenha outras maneiras de se locomover, de falar, de agir e outros, mas estes conseguem fazer muitas coisas e até mais do que as pessoas ditas normais.
O filme traz a historia de Christy, um portador de deficiência que mal se comunicava com a família, e que não freqüentou a rede regular de ensino como é de direito do cidadão e dever do estado como manda o inciso III do artigo 208 da Constituição Federal de 1988.
- Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência preferencialmente na rede regular de ensino.
Christy só aprendeu a falar tardiamente e não freqüentou o ensino básico, ele aprendeu a se comunicar melhor numa clinica especial, onde uma medica se dedicou preferencialmente a ele. Desenvolvendo ainda mais as habilidades dele com o seu pé esquerdo, pé com o qual ele pintou vários quadros e com isso ficou conhecido como um grande pintor pela sociedade.
Enfim faltou para Christy a fase escolar, a sociabilidade da infância e muitas outras coisas que só conseguimos na escola. Esta é uma freqüente realidade que não podemos permitir na sociedade moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário